Que as estações do ano influenciam diretamente na agricultura e no plantio, isso não é nenhuma novidade. Mas que impactos e benefícios a chegada da primavera pode trazer para o agronegócio? No hemisfério sul, onde o Brasil está localizado, a primavera é responsável principalmente por desabrochar flores e dar frutos.

 

Além disso, também se caracteriza por temperaturas mais quentes e por um clima considerado ameno. E sabemos que a intensidade de luz e de calor pode influenciar diretamente no ambiente. Quando existe equilíbrio, a agricultura se beneficia e consegue melhores indicadores.

 

Continue acompanhando a nossa publicação e veja como a chegada da primavera pode influenciar na agricultura!

 

As influências externas na agricultura

 

A agricultura é uma atividade diretamente ligada às influências externas. Ela vai além de se preocupar somente com o que está sendo plantado. Dos grandes agronegócios até as pequenas produções, todos devem estar atentos a certos fatores. Por exemplo, o clima, as condições do ambiente e até o mercado externo.

Imagine realizar o plantio em determinada época do ano, planejando o período de chuvas, e ele vir mais cedo. Ou os índices pluviométricos serem menores do que os de outros anos. Essas são situações bastantes desvantajosas para qualquer produtor rural, não é mesmo?

Assim, entender o que pode impactar diretamente a agricultura é uma ótima forma de conhecer seu negócio e se preparar. Esse tipo de visão também possibilita identificar oportunidades e prever crises ou baixas no mercado consumidor.

 

 

O mercado também impacta na agricultura

 

O mercado também tem um grande impacto na agricultura, independentemente do tamanho do seu negócio. A variação do preço – tanto no mercado nacional quanto no internacional – pode influenciar diretamente na decisão de venda e no sucesso da produção

Outro ponto importante é saber identificar possíveis competidores e os seus tipos de plantio. Se, no Brasil, a chegada da primavera é no mês de setembro, no hemisfério norte essa estação começa em outra época. 

Isso interfere na decisão do plantio e do tipo de lavoura a serem planejados e produzidos no agronegócio. Esse tipo de previsão garante, inclusive, o abastecimento do produto no mercado mundial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E como a chegada da primavera influencia na agricultura?

 

A primavera é uma estação de mudanças: aumento da intensidade de luz e aquecimento da temperatura após o inverno. No hemisfério sul, essa estação se caracteriza também por climas mais equilibrados e por maior umidade do ar.

Todos esses fatores contribuem para a qualidade da agricultura do país e promovem melhores resultados no setor. O equilíbrio ambiental também depende das estações do ano. E a chegada da primavera faz parte desse elemento tão vital para o planeta.

E mais, essa estação tem como característica ser mais amigável para a agricultura e para o cultivo no campo.

 

O impacto da chegada da primavera na agricultura

 

Como mencionamos, a chegada da primavera impacta na agricultura e até nas condições ambientais do país. Vamos entender melhor esse impacto com exemplos?

  • No inverno, o ar fica mais seco e a incidência de chuvas diminui em grande parte do território propício para a agricultura.
  • Com o ar mais seco, queimadas podem ocorrer e se alastrar por uma porção maior de terreno.
  • O fogo pode inclusive destruir as plantações.
  • Ele também torna o ar ainda mais seco, entrando num ciclo nocivo para aquele ambiente.
  • Com a chegada da primavera, a volta do calor condensa o ar e aumenta a umidade – o que torna o território favorável para a agricultura.
  • O aumento da umidade propicia o aparecimento das chuvas, que umidifica ainda mais o terreno e combate o fogo.
  • Além disso, as temperaturas mais amenas e as chuvas regulares melhoram a qualidade do plantio.

 

Fonte: estudo.bitelectronics.com.br